- Administração [Notícias]
- 24/05/2016 às 17:46hr atualizado 18/07/2016 às 08:25hr
- Fonte: Katiéli Duarte – amambai.ms.gov.br
Prova certifica o servidor como capacitado para exercer o cargo de diretor de fundo previdenciário
O Diretor Presidente do Previbai (Previdência Social dos Servidores Municipais do Município de Amambai), João Ramão Pereira Ramos realizou, nessa terça-feira (24), a prova de validação fornecida pela ANBINA (Associação Brasileira dos Mercados ANBID), entidade com capacidade técnica e difusão no mercado brasileiro de capitais que avalia a capacidade de operação financeira do responsável pela gestão de recursos de previdências sociais.
Conforme a portaria MPS N° 155, de 15 de Maio de 2008, é obrigatório que os responsáveis pelas previdências de municípios estejam aptos ao exercício, com pelo menos 70% de acertos (mínimo de 35 questões). O servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Amambai e atual Diretor-Presidente do Previbai, João Ramão Pereira Ramos, foi aprovado com 95% de acertos (38 questões das 50 apresentadas).
As questões eram relativas aos temas: Sistema Financeiro Nacional; Ética; Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor; Noções de Economia e Finanças; Princípios de Investimentos – Conceitos; Fundos de Investimentos e Demais Produtos de Investimentos.
Para o Secretário Municipal de Finanças, Williams Fernandes, a aprovação com nota tão significativa é vista como bons olhos pela administração. “A pontuação que o Diretor e Presidente do Previbai alcançou na certificação demonstra o quanto o servidor pode confiar no preparo e conhecimento de quem está a frente da previdência. A administração municipal sente-se tranquila, pois sabe que o investimento realizado pelos servidores municipais está em boas mãos”, pondera o Secretário.
A certificação obrigatória tem validade de 03 (três) anos e deve ser renovada pelo servidor através de aprovação em um novo exame, no ano de 2018.